EDEC
  • O que é o EDEC?

    É o estudo da Doutrina Espírita, em seu tríplice aspecto (filosófico, científico e religioso) voltado ao público infantil.     Leia Mais
    O EDEC visa promover ações que busquem desenvolver na criança um senso crítico capaz de fazê-la reconhecer nos princípios da Doutrina Espírita os subsídios necessários para a busca de soluções para os problemas existenciais.
  • Como o EDEC se propõe a trabalhar?

    Através de atividades pedagógicas que ofereçam oportunidades de reflexão sobre os Ensinamentos Doutrinários tendo em vista as necessidades afetivas, cognitivas e espirituais da criança.     Leia Mais
    As atividades do EDEC possibilitam vivências educadoras que, além de ensinar, propiciam à criança oportunidades de se divertir, de se alegrar, trocar afeto, solidarizar-se, compartilhar, etc.

    Sendo assim, o EDEC se propõe a:

    - Oferecer inúmeras oportunidades para que as crianças possam ter amplo e irrestrito acesso aos Princípios e Ensinamentos da Doutrina Espírita;
    - Manter fidelidade Doutrinária às Obras Básicas codificadas por Allan Kardec;
    - Desenvolver atividades que possam oferecer às crianças oportunidades de refletirem sobre os Ensinamentos Doutrinários, tendo em vista suas necessidades afetivas, cognitivas e espirituais;
    - Possibilitar vivências educadoras que, além de ensinar propicie às crianças oportunidades de se divertir, de se alegrar, trocar afeto, solidarizar-se, compartilhar, etc;
    - Orientar a criança em busca de sua descoberta como ser com potencial para resolver seus próprios problemas, responsável por seu próprio destino, em condições de identificar o Espiritismo como Doutrina capaz de lhe oferecer os meios de seu auto-descobrimento;
    - Oferecer todas as atividades Doutrinárias sem exigir dos pais ou das crianças qualquer contribuição financeira ou material de qualquer espécie;
    - Oferecer aos pais as informações necessárias de como os estudos se procedem para que possam dar continuidade a esse trabalho educacional no cotidiano das crianças.


- O período de matrícula será de 23 de janeiro a 23 de fevereiro de 2024.
- Serão admitidas crianças a partir dos 3 anos de idade.
- Após preenchimento das vagas disponíveis para cada turma, as crianças excedentes ficarão no cadastro de reserva e serão chamados assim que possível.
- Os pais são sempre bem-vindos, pois sua participação no estudo no salão é muito importante.
- É de todos a responsabilidade de observar as questões de saúde e a Casa segue o que for determinado, tomando as medidas necessárias para melhor atender a todos.

Para que alcancemos os objetivos deste trabalho, solicitamos atenção às seguintes regras para o nosso EDEC:

1. Horário do EDEC: Aos domingos, das 10:00h às 11:00h a partir de 03/03/2024. Solicitamos chegar com 10 minutos de antecedência.

2. Solicitamos especial atenção quanto ao respeito aos horários estabelecidos e ressaltamos a importância da frequência dos educandos, uma vez que há uma sequência didática dos conteúdos trabalhados.

3. Caso o número de vagas disponíveis seja preenchido, as matrículas excedentes ficarão em lista de espera. Neste caso, a criança matriculada que deixe de comparecer por 4 (quatro) semanas consecutivas sem justificativa, perde o direito de sua vaga, cedendo-a a outra criança.

4. Evitar uso de material escolar e brinquedos trazidos de casa durante as atividades do EDEC. O Centro Espírita adquire todo o material necessário para as atividades. Outro tipo de material de qualquer natureza dispersa a atenção das crianças e as atrapalha durante a aula.

5. As crianças não deverão vir em jejum para as atividades.

6. Crianças que necessitem de Passe magnético deverão vir à casa aos domingos das 9h às 9:45h, horário este destinado ao passe infantil.

7. Existe orientação da direção desta Casa Espírita, baseada em «A Gênese» de Allan Kardec sobre a importância do uso de trajes adequados no Centro Espírita. Visando que desde cedo nossas crianças adquiram esse hábito, solicitamos aos pais/responsáveis que orientem-nas para virem ao EDEC, bem como para qualquer outra atividade dentro da Casa Espírita (inclusive ao passe às 2ª e 5ª feiras), utilizando trajes adequados.

8. A casa solicita a presença de pelo menos um dos pais/responsáveis pela criança durante o período em que ela participa das atividades na casa. Em paralelo às atividades com as crianças, são realizados no salão da casa estudos com os pais/responsáveis com o intuito de oferecer subsídios para estender aos lares, durante a semana, o entendimento do conteúdo que está sendo ministrado. O processo de educação estende-se fora do período dos estudos do EDEC, e são nas vivências do dia a dia que ele acontece. Quando estamos inteirados e munidos de conhecimento, multiplicamos as oportunidades do desenvolvimento desses Espíritos que recebemos sob nossa responsabilidade.

9. No caso da impossibilidade de haver um acompanhante para a criança durante o período em que ela esteja na Casa, solicitamos que seja feita uma declaração por escrito de tal fato e a informação de um número de telefone ou celular para que a Casa possa contatá-los em caso de necessidade.

Reuniões públicas

Clique aqui
Considerações iniciais

Obrigado por sua visita ao nosso site! Nele buscamos, além de apresentar um pouco daquilo que é desenvolvido em nosso Centro Espírita, Assistência aos Necessitados "Diógenes de Medeiros", também intensificar nossa busca por compreender e praticar os ensinamentos da Doutrina Espírita codificada por Allan Kardec.

Leia mais
Localização

Rua Alfonso Giannico, 632, Pedregulho
Guaratinguetá/SP


Visualizar Mapa
2016 - Assistência aos Necessitados Diógenes de Medeiros

Considerações iniciais

Obrigado por sua visita ao nosso site! Nele buscamos, além de apresentar um pouco daquilo que é desenvolvido em nosso Centro Espírita Assistência aos Necessitados "Diógenes de Medeiros", também intensificar nossa busca por compreender e praticar os ensinamentos da Doutrina Espírita codificada por Allan Kardec.

Não há dúvidas de que o mundo criado pela internet disponibiliza, com apenas um click, uma série de informações e possibilidades de comunicação, ampliando as potencialidades humanas em reinventar e influenciar novas formas de encarar e atuar na realidade do mundo em que vivemos. Nesse sentido, esse novo recurso desenvolvido pela humanidade, não pode prescindir das reflexões sobre tudo o que nos cerca, nos move, nos faz sentir, pensar e agir a partir do ponto de vista moral, sob pena de perdermos a oportunidade de, com isso, construirmos um mundo mais feliz e mais justo, onde possamos conviver, todos, independentemente de nossas diferenças, em paz.

A maneira de ser e agir do ser humano tem relações diretas com suas dimensões individual, social e espiritual e, portanto, nosso comportamento moral precisa ser pensado a partir de um ponto de vista que considere, não apenas o conhecimento das causas externas que move nossa ação (códigos, normas e regras vigentes no ambiente em que se vive e que fazem parte de nossa realidade) quanto os motivos internos (discriminação dos sentimentos experimentados como significativos e das razões trazidas à consciência), mas, também, dos aspectos espirituais a que todos nós estamos submetidos, levando em conta as experiências reencarnatórias de cada ser, bem como, as influências espirituais que, muitas vezes, condicionam hábitos e formas-pensamentos.

Os conhecimentos desenvolvidos pelo trabalho dedicado de Allan Kardec em estudar os fenômenos e as comunicações espirituais a partir de uma metodologia precisa, baseada em aspectos filosóficos, científicos com implicação religiosa, revelam importantes detalhes sobre nossa identidade espiritual que nos permite, associado aos conhecimentos desenvolvidos pela sociologia, psicologia, biologia, medicina, entre outras ciências, ampliar nossa visão sobre o complexo humano em suas intrincadas dimensões e relação com Deus, com o Cosmos e consigo mesmo.

Nesse nosso site, temos o objetivo de divulgar os estudos que realizamos, acerca dos importantes conceitos apresentados pela Doutrina Espírita, bem como os relevantes trabalhos espirituais que são realizados pelos Espíritos Superiores em nossa Casa, visando oferecer, a cada leitor, importantes momentos de reflexão sobre sua identidade espiritual, esperando com isso que cada um possa, empreendeendendo uma busca pelo autoconhecimento, desenvolver suas potencialidades, domar suas paixões e, enfim, contribuir para a construção de um mundo melhor, pois, afinal, qual a melhor maneira de reformar o mundo senão começando por nós mesmos?

Boa leitura e oportunas reflexões!!!!!!!

Marco Aurélio Alvarenga Monteiro
(Presidente do Centro Espírita Assistência aos Necessitados "Diógenes de Medeiros")