Mensagens
  • Um só caminho

    Ninguém caminha, se não se decidir a dar o primeiro passo.
    Ninguém realiza um ideal, se não se dispuser a fazer o primeiro esforço. Leia Mais
    Acomodar-se é preparar o fracasso.
    A ajuda que vem do alto é preciosa, mas é necessário que aquele que dela necessita, movimente as mãos e abra o coração para recebê-la.
    Nada nos chegará de graça, porque a lei da vida estabelece como norma, o trabalho, sem o qual tudo se perderá.
    Se a semente não utilizar o adubo, e a água trabalhar para absorvê-lo em favor de seu crescimento, jamais se erguerá como árvore, jamais dará flores ou frutos.
    Por isso, ao lado da palavra que esclarece e consola, todos os que buscam os recursos espirituais devem ser convocados a se empenhar no trabalho do Bem, a começar pelo trabalho de sua própria melhoria íntima.
    Estendamos o convite.
    "A colheita é grande, mas poucos os operários!" O mundo necessita de corações que transformem a boa vontade em serviço.
    Abri os portais do trabalho, porque as aflições se multiplicam e não há tempo a perder.
    Agradeçamos a graça do entendimento que já nos felicita e ensinemos aos nossos companheiros de vida, que através de nosso esforço, é fácil encontrar consolação, é fácil construir a paz.
    E o caminho é um só – Jesus!

    Icléia (do Livro Os Caminhos da Paz)
  • Obsessão e Cura

    Alguém, certa feita, indagou de grande filósofo como classificaria o sábio e o ignorante, e o filósofo respondeu afirmando que considerava um e outro como sendo o médico e o doente. Leia Mais
    No entanto, acrescenta,ps nós: entre o médico e o doente existe o remédio.
    Se o enfermo guarda a receita no bolso e foge à instrução indicada, não adianta o esforço do clínico ou do cirurgião que despendem estudo e tempo para servi-lo.
    Que a obsessão é moléstia da alma, não há negar.
    A criatura desvalida de conhecimento superior rende-se, inerme, à influência aviltante, como a planta sem defesa se deixa invadir pela praga destruidora, e surgem os dolorosos enigmas orgânicos que, muitas vezes, culminam com a morte.
    Dispomos, contudo, na Doutrina Espírita, à luz dos ensinamentos do Cristo, de verdadeira ciência curativa da alma, com recusros próprios à solução de cada processo morboso da mente, removendo o obsessor do obsidiado, como o agente químico ou a intervenção operatória suprimem a enfermidade no enfermo, desde que os interessados se submetem aos impositivos do tratamento.
    Se conduzes o problema da obsessão com a lucidez bastante para compreender as próprias necessidades, não desconheces que a renovação da companhia espiritual inferior, a que te ajustas, depende de tua própria renovação.
    Ouvirás preleções nobres, situando-te os rumos.
    Recolherás, daqui e dali, conselhos justos e precisos.
    Encontrarás, sem suma, nos princípios espíritas, apontamento certo e exata orientação.
    Entretanto como no caso da receita formulada por médico abnegado e culto, em teu favor, a lição do Evangelho consola e esclarece, encoraja e honra aqueles que a recebem, mas se não for usada, não adianta.

    (Do livro Seara dos médiuns - Emmanuel)
  • Rumo certo

    Silencia a voz áspera, fazendo nascer a calma através da palavra pacificadora.
    Sustém o gesto irritado e desdenhoso, dando lugar à mão que afaga e cura. Leia Mais
    Cessa o pensamento perturbador, para que ondas harmônicas preencham teu ser.
    Ameniza o sopro destridor da inquietação, optando pela decisão de construir.
    Decide os rumos de teus passos, ora, trabalha, ama e serve sem recuos.
    Só assim entenderás por que Jesus afirmou:
    "(...) a minha paz vos dou; não vo-la dou como o mundo dá (...)" [João, XIV:27.]

    Valério (do Livro Os Caminhos da Paz)
  • O valor da oração

    Em qualquer lugar que estiveres ou situações em que te encontrares não esqueça o hábito da oração.
    A atitude diária de orar, seja expressando louvor, agradecimento, celebração ou busca de orientação nos eleva os pensamentos, pacifica a mente e tranquiliza o coração, acendendo no imo da própria alma a suave luz da fé renovadora e da confiança plena na Bondade Divina. Leia Mais
    O único meio que nos faculta a ligação espiritual, seja nos discernimentos, inspirações, intercessões e nas atividades mediúnicas é a prece feira com o espírito vibrante na comunhão com Deus.
    Por isso, meus queridos amigos, quando "o céu estiver carregado de nuvens e o sol não estiver mais brilhando", apeguemo-nos à oração fervorosa, de almas unidas, na certeza de que só através dela e do Pai Celestial é que atravessaremos os momentos de tensão, dificuldades e tropeços que nos impedem a caminhada terrena.
    QUANDO a calúnia te alcançar o espírito desprevenido, ORA E PERDOA.
    QUANDO a mágoa te comprometer a casa mental, ORA E COMPREENDE.
    QUANDO os amigos queridos se comportarem de modo desleal, ORA E AMA AINDA MAIS.
    QUANDO as dificuldades te impedirem o contato com as forças do bem, ORA E PERSERVERA.
    Enfim, em todos os eventos da vida a oração sempre nos preparará melhor para buscarmos e recebermos direção e sabedoria perante as situações de atribulações ou incertezas, ORA que só assim facilitarás a ajuda do Mais Alto.

    Ivan de Albuquerque (Francisco Candido Xavier)
  • Legenda Espírita

    O cultivador é conduzido ao pântano para convertê-lo em terra fértil.
    O técnico é convidado ao motor em desajuste para sanar-lhe os defeitos. Leia Mais
    O médico é solicitado ao enfermo para a benção da cura.
    O professor é trazido ao analfabeto para auxiliá-lo na escola.
    Entretanto, nem as feridas da terra, nem os desequilíbrios da máquina, nem as chagas do corpo e nem as sombras da inteligência se desfazem à custa de conversas amargas e, sim, ao preço de trabalho e devotamento.
    O espírita cristão é chamado aos problemas do mundo, a fim de ajudar-lhes a solução; contudo, para atender em semelhante mister, há que silenciar discórdia e censura e alongar entendimento e serviço.
    É por essa razão que interpretando o conceito "salvar" por "livrar da ruína" ou "preservar do perigo", colocou Allan Kardec, no luminoso portal da Doutrina Espírita, a sua legenda inesquecível:
    – "Fora da caridade não há salvação."

    Bezerra de Menezes (do Livro O Espírito da Verdade)
Artigos Espíritas

» Bullying escolar – Uma visão Espírita

» Algumas reflexões sobre o passe magnético

Leia mais
Considerações iniciais

Obrigado por sua visita ao nosso site! Nele buscamos, além de apresentar um pouco daquilo que é desenvolvido em nosso Centro Espírita, Assistência aos Necessitados "Diógenes de Medeiros", também intensificar nossa busca por compreender e praticar os ensinamentos da Doutrina Espírita codificada por Allan Kardec.

Leia mais
Localização

Rua Alfonso Giannico, 632, Pedregulho
Guaratinguetá/SP


Visualizar Mapa
2016 - Assistência aos Necessitados Diógenes de Medeiros

Considerações iniciais

Obrigado por sua visita ao nosso site! Nele buscamos, além de apresentar um pouco daquilo que é desenvolvido em nosso Centro Espírita Assistência aos Necessitados "Diógenes de Medeiros", também intensificar nossa busca por compreender e praticar os ensinamentos da Doutrina Espírita codificada por Allan Kardec.

Não há dúvidas de que o mundo criado pela internet disponibiliza, com apenas um click, uma série de informações e possibilidades de comunicação, ampliando as potencialidades humanas em reinventar e influenciar novas formas de encarar e atuar na realidade do mundo em que vivemos. Nesse sentido, esse novo recurso desenvolvido pela humanidade, não pode prescindir das reflexões sobre tudo o que nos cerca, nos move, nos faz sentir, pensar e agir a partir do ponto de vista moral, sob pena de perdermos a oportunidade de, com isso, construirmos um mundo mais feliz e mais justo, onde possamos conviver, todos, independentemente de nossas diferenças, em paz.

A maneira de ser e agir do ser humano tem relações diretas com suas dimensões individual, social e espiritual e, portanto, nosso comportamento moral precisa ser pensado a partir de um ponto de vista que considere, não apenas o conhecimento das causas externas que move nossa ação (códigos, normas e regras vigentes no ambiente em que se vive e que fazem parte de nossa realidade) quanto os motivos internos (discriminação dos sentimentos experimentados como significativos e das razões trazidas à consciência), mas, também, dos aspectos espirituais a que todos nós estamos submetidos, levando em conta as experiências reencarnatórias de cada ser, bem como, as influências espirituais que, muitas vezes, condicionam hábitos e formas-pensamentos.

Os conhecimentos desenvolvidos pelo trabalho dedicado de Allan Kardec em estudar os fenômenos e as comunicações espirituais a partir de uma metodologia precisa, baseada em aspectos filosóficos, científicos com implicação religiosa, revelam importantes detalhes sobre nossa identidade espiritual que nos permite, associado aos conhecimentos desenvolvidos pela sociologia, psicologia, biologia, medicina, entre outras ciências, ampliar nossa visão sobre o complexo humano em suas intrincadas dimensões e relação com Deus, com o Cosmos e consigo mesmo.

Nesse nosso site, temos o objetivo de divulgar os estudos que realizamos, acerca dos importantes conceitos apresentados pela Doutrina Espírita, bem como os relevantes trabalhos espirituais que são realizados pelos Espíritos Superiores em nossa Casa, visando oferecer, a cada leitor, importantes momentos de reflexão sobre sua identidade espiritual, esperando com isso que cada um possa, empreendeendendo uma busca pelo autoconhecimento, desenvolver suas potencialidades, domar suas paixões e, enfim, contribuir para a construção de um mundo melhor, pois, afinal, qual a melhor maneira de reformar o mundo senão começando por nós mesmos?

Boa leitura e oportunas reflexões!!!!!!!

Marco Aurélio Alvarenga Monteiro
(Presidente do Centro Espírita Assistência aos Necessitados "Diógenes de Medeiros")